Justificativa:

 

A destinação do lixo é um dos principais problemas urbanos brasileiros é um problema ambiental que enfrenta a escassez de recursos para investimento, a coleta o processamento e a disposição final do lixo é um dos principais desafios.

 

A situação exige soluções para a destinação final do lixo no sentido de reduzir o seu volume no destino final, é preciso reduzirmos o lixo, para isso precisamos ter consciência da importância da coleta seletiva, como também da conscientização da população a cerca da mesma.

 

Para isso se faz necessário trabalharmos inicialmente no ambiente coletivo como condomínios, shoppings, instituições financeiras, hotéis, escolas e universidades. Este projeto cria de fato uma obrigação, mas, esperamos que a adesão a esta proposta não ocorra apenas por força da lei, mas, pela livre inciativa dos partícipes deste importante processo social e contribuímos desta forma com a preservação do meio ambiente.

 

Os maiores beneficiados por esse projeto são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil.

 

Por tais razões, conclamo meus pares para unir esforços no sentido de aprovar este projeto.

 

S/S., 08 de setembro de 2010.

 

JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ

Vereador.